- O rodízio dos pneus é recomendado para deixar o desgaste entre eles de forma homogênea. Como a maioria dos carros vendidos no Brasil possui tração dianteira, os pneus que ficam na parte da frente tendem a serem gastos com mais facilidade, devido à tração e mobilidade.
- Além de aumentar a vida útil do conjunto e da questão econômica, as fabricantes de pneus alegam que a melhor estabilidade é encontrada utilizando os quatro pneus com desgaste semelhante.
- Os pneus traseiros são responsáveis pela estabilidade de trajetória do carro, ou seja, eles que seguram o veículo dentro de uma curva ou evitam a perda de aderência em uma freada mais brusca. Para evitar situações de risco, os pneus mais conservados do carro devem estar montados no eixo traseiro.
- Outro cuidado a ser tomado é em relação à calibragem que pode estar errada, pois se os pneus rodarem por muito tempo assim, o desgaste também vai ser irregular: com pouca pressão consumirá as bordas mais rapidamente, e se estiverem calibrados acima do indicado, o meio da banda de rodagem desgastará primeiro.
Como Fazer o Rodízio de Pneus do Carro
A função do rodízio de pneus é equilibrar o desgaste entre as quatro rodas.