A quantidade de poluentes que é lançada nas grandes cidades aumenta a cada dia. A emissão de gases tóxicos por veículos é responsável por até 40% da poluição do ar.
Para amenizar esse problema, é fundamental uma revisão no sistema de escapamento e no catalisador (peça fundamental para evitar a emissão de gases tóxicos) do seu carro.
Saiba um pouco mais sobre essas peças, como funcionam e o que fazer para evitar problemas.
Sistema de escapamento
Também conhecido como sistema de exaustão, suas principais funções são:
- Liberação eficiente dos gases vindos da queima de combustível;
- Redução dos ruídos ligados aos motores de explosão;
- Garantia de maior vida útil ao veículo;
- Economia de combustível;
- Redução da emissão de gases tóxicos.
Dicas para manter o sistema de escapamento funcionando corretamente:
- Evite deixar o tanque de combustível vazio, pois o fornecimento irregular do fluído pode gerar pequenos estalos no escapamento, elevar a temperatura no catalisador e ocasionar fusão do monólito (parte interna que faz a transformação dos gases);
- Não faça o carro pegar no “tranco” porque prejudica o sistema, já que o excesso de combustível deteriora o catalisador;
- Atente-se alombadas, buracos e depressões no asfalto, que podem soltar e até furar os componentes do sistema;
- Observe se existem ruídos vindos do escapamento. Isso pode indicar que a peça não está desempenhando sua função corretamente;
- Utilize somente combustível e lubrificante de boa qualidade, seguindo sempre as orientações do manual do fabricante. O combustível quando é adulterado provoca acumulo de água na tubulação e nos silenciosos e, além de não fazer o sistema trabalhar direito, acaba causando corrosão.
Catalisador
O catalisador é uma peça importante do sistema de escapamento do veículo porque converte os gases tóxicos (hidrocarbonetos, monóxidos de carbono e óxidos de nitrogênio) em gases inofensivos.
A peça é formada por uma carcaça metálica com suporte cerâmico e óxido de alumínio com diversos metais nobres ativos, revestida por uma manta expansiva, que reduz em até 98% desses gases poluentes. Sem esses redutores, além de agredir o meio ambiente, o proprietário do veículo fica sujeito a multas.
Veja o que pode causar problemas no escapamento
Apenas a análise de um especialista poderá identificar com precisão problemas no catalisador. Na dúvida, leve seu carro para um dos Centros Automotivos Porto Seguro.
Confira o que pode danificar o sistema de escapamento:
- Alteração no lubrificante do motor;
- Furos no escapamento (na parte localizada antes do catalisador);
- Choques mecânicos ou batidas;
- Entrada de água na tubulação;
- Limpeza de bicos injetores com produtos químicos não recomendados pelo fabricante do carro;
- Desgaste excessivo dos componentes interno do motor e modificação no escapamento original.
Para encontrar um Centro Automotivo Porto Seguro perto de você, clique aqui.
Inspeção Veicular Ambiental
O objetivo da inspeção veicular é identificar irregularidades nos veículos que já estão em circulação ou alterações que podem provocar aumento na emissão de poluentes. Esses problemas podem aparecer nos escapamentos e por isso a revisão do sistema, incluindo a substituição ou instalação de catalisadores, são os principais serviços executados nos veículos para pré e pós-inspeção.
Saiba mais sobre a Inspeção Veicular Ambiental.
Substituição das peças do escapamento
Os fabricantes recomendam que a peça original, instalada na montagem da produção do veículo novo, seja substituída a cada 80 mil KM rodados. Já as peças de reposição podem ser trocadas a cada 40 mil KM.