O sistema de freio, um dos componentes mais importantes do carro, é composto por pastilhas, discos e tambores. Essas peças, incluindo o fluído do freio, devem ser verificadas periodicamente porque ficam expostas a temperaturas altas e demandam um esforço mecânico contínuo.
O intervalo entre uma checagem e outra está ligado ao desgaste natural das peças, ocorrido pela frequência e condições de uso do carro.
Conheça mais os sistema de freio
- Sistema misto
- Sistema ABS
Atualmente, os carros são fabricados com o sistema de freio misto, que é composto por dois discos na frente e dois tambores atrás. Em alguns modelos há discos nas quatro rodas, proporcionando uma frenagem mais estável.
A tecnologia antitravamento do sistema de freio ABS (Antilock Braking System) funciona por meio de um dispositivo eletrônico que modula a pressão do fluido de freio nas rodas, impedindo que elas travem nas freadas mais bruscas.
Esse sistema é comandado por um controle instalado próximo ao motor, ligado a quatro sensores conectados nas rodas. Quando o freio é acionado, os sensores identificam a velocidade das rodas e calculam qual roda deve se movimentar mais devagar para evitar uma derrapagem.
Ao acionar o sistema ABS é normal que ocorram algumas trepidações no carro, deixando o pedal mais trêmulo.
O que é importante na hora da revisão
Veja algumas informações essenciais para você saber a hora de fazer uma revisão nos freios do seu carro:
- Procure conferir o nível do fluído de freio a cada 30 dias;
- Substitua o fluido de freios a cada 10 mil km ou 12 meses.
- A inspeção do sistema de freio deve ocorrer a cada 10 mil km;
- Evite sobrecarregar o veículo além da capacidade especificada pelo fabricante;
- Não substitua as peças do sistema de freio por outras de características diferentes;
- Não altere as características do veículo, como suspensão e rodas, por exemplo.
A manutenção do sistema de freio exige cuidado e atenção especial, pois envolve a segurança do motorista e seus passageiros. Portanto, quando for realizar esse procedimento, escolha mecânicos credenciados que possam garantir o serviço executado.