Manutenção
A vida útil das juntas homocinéticas é longa. Geralmente 50 mil km revisao-50-000-km rodados. Os problemas podem ser percebidos a partir de ruídos de atrito metálico durante as manobras com o carro. Quando isso acontece, é muito provável que você precise trocar todo o conjunto.
Confira alguns cuidados para aumentar a vida útil dessa peça:
1. A cambagem
A cambagem em dia ajuda a manter o ângulo de funcionamento da junta homocinêtica e evita danos prematuros. Veja aqui como cuidar da cambagem.
2. Manter a geometria original da suspensão
Em geral, carros com suspensão modificada – rebaixados – descaracterizam o funcionamento do semieixo. Isso diminui a vida útil das juntas.
3. Torque – a força aplicada sobre um corpo durante sua rotação
Na hora da troca, também é preciso tomar alguns cuidados. Um dos principais motivos de quebra na junta fixa (a parte que vai ligada à roda) é o excesso de torque aplicado no aperto da porca de fixação do cubo.
4. Os coxins
O conjunto de coxins do motor, câmbio e suspensão é responsáveis pela manutenção do alinhamento e garante o trabalho da homocinética com a força para movimento das rodas.
A junta homocinética permita que a direção seja mais eficiente e segura. Combinada à manutenção de outros itens importantes de mecânica, como a suspensão e a embreagem, ela proporciona mais conforte e espaço aos passageiros do veículo.