É comum que a compra do carro novo ou troca esteja entre as resoluções de ano novo de muita gente. No entanto, a realidade econômica nem sempre é a mais favorável, não é mesmo? Neste caso, o planejamento financeiro é fundamental para organizar as finanças e escolher um modelo que agrade e, ao mesmo tempo, se encaixe no orçamento.
Confira algumas dicas que vão te ajudar a escolher a hora certa de trocar seu carro.
Manutenção
Essa vale tanto para quem deseja vender, quanto para quem quer comprar. Um carro com aproximadamente 3 anos de uso já alcançou em torno de 60 mil quilômetros rodados. Neste momento, essa é a revisão com mais itens a serem checados e, consequentemente, pode ser a mais cara. Pense nisso principalmente quando for comprar um carro seminovo;
IPVA e seguro
É sempre bom olhar o pacote completo e dar uma olhada se o custo do IPVA do carro novo cabe no seu orçamento. O mesmo acontece com o seguro. Aproveite e Encontre um Corretor mais próximo de você para checar as coberturas do Azul Seguro Auto, Azul Seguro Auto Leve ou do Azul Seguro Auto Roubo. Com certeza um deles atenderá suas necessidades;
Economia
Poupar é um hábito e para quem tem um sonho, também é uma necessidade. Guardar o 13º e procurar fazer uma reserva financeira mensal planejando a compra ou troca do carro no futuro é um caminho real para alcançar seu objetivo. Equilibre suas finanças.
Além destes 3 pontos fundamentais, lembre-se de equilibrar sua necessidade à sua realidade. Um modelo esportivo pode parecer um bom negócio, mas ele será conveniente para o dia a dia? O veículo zero evita a preocupação com reparos e manutenção imediata, mas pode ter um custo de IPVA além do esperado. Leve em consideração a relação custo x benefício e faça a sua escolha.