Como todos os demais itens de um carro, pneus com a manutenção em dia tendem a oferecer mais segurança e desempenho melhor. No entanto, o tempo de vida útil de um pneu pode variar muito, principalmente levando em consideração suas características de uso. Confira algumas informações importantes sobre os cuidados que você deve ter para prolongar a duração do jogo de pneus.
Quanto tempo dura um pneu?
Em média, pneus originais de carros de passeio devem durar de 40 a 60 mil quilômetros até a primeira troca, porém, alguns fatores podem reduzir pela metade essa expectativa. Confira alguns exemplos de situações ou práticas que prejudicam a durabilidade do pneu:
- Pneus de baixa qualidade
- Direção imprudente, com excesso de frenagens bruscas
- Condução frequente em estradas de terra ou terrenos acidentados
- Ausência de manutenção adequada
Como aumentar a vida útil do pneu?
Algumas boas práticas podem ser adotadas para garantir que os pneus do carro tenham a performance esperada. Elas estão relacionadas às escolhas feitas pelo dono do carro. Por exemplo:
- Manutenção em dia
O cuidado prévio com os pneus vai poupar muita dor de cabeça para o motorista. Faça a cambagem no tempo correto, mantenha os pneus sempre calibrados e não esqueça do rodízio para amenizar o desgaste.
- Tipo de pneu
Escolha o pneu de acordo com a utilização e locais em que o carro circulará (ex: pneus usados na cidade não costumam funcionar muito bem em estradas de terra por muito tempo). Consulte o manual do fabricante sempre que tiver dúvidas.
- Atenção motorista!
A direção consciente, além de mais segura, te ajudará a economizar com a troca de pneus. Fique atendo aos buracos e excessos de velocidade que desgastam muito mais rapidamente essas peças.
Até aqui, falamos sobre a vida útil dos pneus de carros, mas vale lembrar que outros tipos de pneus têm seu próprio tempo de duração.
Pneu de moto
Em média, pneus para motos que rodam regularmente em asfalto têm vida útil de 15 mil quilômetros. Alguns fabricantes comercializam itens de alta performance, podendo chegar a até 25 mil quilômetros rodados. Para motos que circulam em terrenos mais acidentados, a vida útil média é de 10 mil quilômetros.
Pneu de caminhão
Além de todas as variáveis consideradas nos pneus para carros e motos, os pneus para caminhões também devem levar em consideração questões como peso de carga, temperatura, tipos de estradas, quantidade de eixos, etc. Estima-se que o tempo mínimo de durabilidade seja 60 mil quilômetros, podendo chegar aos 80 mil quilômetros.
Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre os cuidados com os pneus, que tal agendar a próxima manutenção deles? Consulte o endereço do Centro Automotivo Porto Seguro mais próximo de você em nossa Rede de Serviços e marque sua visita.