Quem nunca passou pela experiência de girar a chave na ignição e do carro não dar nenhum sinal de vida? Neste caso, a bateria pode ter “arriado”. Na correria do dia a dia, muita gente se esquece de que a bateria tem tempo de duração, que pode variar de fabricante para fabricante, e precisa de manutenção e alguns cuidados.
Quando trocar a bateria do carro?
Se a hora de trocar a bateria automotiva estiver se aproximando, você vai perceber os seguintes sintomas:
- Indicação nas luzes do painel que avisam sobre a necessidade de substituição da peça;
- Problemas nos sistemas elétricos, como falhas do ar-condicionado e luz oscilante;
- Motor “pesado”, com dificuldade para dar partida no carro;
Cuidados para aumentar a vida útil da bateria automotiva
Com o passar do tempo, a troca será inevitável. Mesmo assim, é possível prolongar o temo de duração da bateria tomando algumas precauções:
- Evite dar partida com faróis ligados;
- Ligue o veículo periodicamente. Carros que ficam muito tempo parados tendem a esgotar a bateria mais rapidamente;
- Cuidado com a instalação de alarmes e outros itens eletrônicos com corrente stand by ligados ao carro. Eles podem consumir energia mesmo com o motor desligado.
Veja aqui outras situações que podem fazer seu carro parar de funcionar de repente
Apesar de ser considerado um procedimento simples, é sempre bom não se aventurar e consultar um especialista. Um profissional terá o conhecimento necessário para ter certeza se o problema é mesmo na bateria e, se for o caso, o equipamento mais adequado para realizar a substituição da peça.
Se você já conta com a proteção da Azul Seguros para o seu carro, pode solicitar assistência 24h totalmente on-line sempre que precisar e da onde estiver através do SOS Azul Seguros.