Seu carro pode deixar você na mão por vários motivos. Os principais são: problemas no sistema de arrefecimento, pane elétrica, embreagem desgastada e deficiência de lubrificação do motor.
Apesar da manutenção preventiva evitar esses problemas, o motorista também deve ficar atento ao comportamento do carro e ao modo de dirigir.
Sistema de arrefecimento
O motor aquecido demais ou até mesmo fundido pode ser resultado de problemas no sistema de arrefecimento. Esses danos podem ser causados quando:
- O nível do líquido de arrefecimento estiver muito baixo;
- Existir água comum no sistema;
- Usar aditivo fora dos padrões estabelecidos pela montadora.
Para prevenir, é recomendado verificar regularmente o reservatório do líquido de arrefecimento (água destilada misturada a um aditivo – anticongelante e antioxidante – de qualidade).
Pane elétrica
Dificuldade para ligar o carro e mau funcionamento de dispositivos como rádio, alarme, travas e vidros são indícios de problemas elétricos no carro.
Isso acontece quando não é feita a manutenção da bateria e do alternador ou quando há sobrecarga do sistema. Para evitar esses problemas, procure não instalar equipamentos eletrônicos como rádios, alarmes, câmeras de ré, vidros e travas elétricas que estejam fora do projeto da montadora.
Mesmo parado, o carro consome energia da bateria com os equipamentos que ficam em stand by, como a central de injeção eletrônica, o alarme e a parte frontal do rádio.
Veja algumas dicas para seu carro não ficar sem energia:
- Retire a frente do rádio, quando possível, para evitar o consumo de energia;
- Evite deixar rádio ou faróis ligados com o carro desligado pois acelera a descarga da bateria;
- Se for instalar um som potente, avalie se a peça está de acordo com a capacidade da bateria do carro.
Embreagem desgastada
Se ao acelerar o carro e ele começar a patinar, não sair do lugar ou parar completamente, pode ser que a embreagem esteja desgastada. Essas situações podem acontecer devido a:
- Mau uso, como subir em rampas com o carro frio;
- Pisar fundo na embreagem ao trocar as marchas;
- Dirigir sem tirar o pé do pedal.
Deficiência de lubrificação do motor
Usar lubrificante errado, andar com baixo nível de óleo ou demorar para trocá-lo, podem fazer o motor parar de funcionar. Esse problema pode ser evitado se a troca de óleo for feita de acordo com o período estipulado pela montadora.
Verifique sempre que possível o nível de óleo com auxílio da vareta que tampa o reservatório ou no posto de gasolina ou oficina.
Está com problemas e precisa levar seu carro à oficina?
Se o seu carro apresentar algum dos problemas relatados acima consulte um dos Centros Automotivos Porto Seguro e agende uma a revisão.